Comunicado Ministério da Saúde – Portaria nº 639

O CROMG seguindo a determinação da PORTARIA Nº 639, de 31 de março de 2020, do Ministério da Saúde, publicada em 02 de abril de 2020, comunica a todos os profissionais de Odontologia sobre a ação estratégica do Governo Federal intitulada “O Brasil Conta Comigo – Profissionais de Saúde”.

O documento trata da criação de cadastro de profissionais da área de saúde e ação de capacitação para o enfrentamento à pandemia do Coronavírus. O reforço é para auxiliar os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) nas ações de enfrentamento da Covid-19 a partir da capacidade de trabalho desses profissionais.

Em entrevista coletiva na última quinta-feira (04/04), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reforçou que “se você é profissional de saúde, se você entende que pode sair da sua cidade para ir atender em outra cidade a qualquer momento, se você está bem de saúde, se entende que está apto a fazer, faça o seu cadastro”.

Conforme Portaria, o Ministério da Saúde irá capacitar esses profissionais de saúde por meio de curso a distância. Após o preenchimento do formulário de cadastro, o profissional terá acesso ao curso de capacitação e, após a conclusão, receberá o certificado. Caso o profissional não realize o cadastro ou não conclua o curso de capacitação, o Ministério da Saúde irá informar ao conselho correspondente. Segundo o Ministro da Saúde, “ainda não é convocação e não é obrigatório, mas se for convocação é previsto em lei que pode convocar”.

Se você deseja contribuir com a campanha, faça o seu cadastro em cro.mg/contacomigo

Ressaltamos que o cadastro se estende a todos os profissionais da Odontologia inscritos no CROMG.

Clique aqui para ler a portaria completa.