Giro pelo interior: vacinação dos profissionais do Norte de Minas e capacitação dos gestores de saúde bucal

O CRO-MG continua em contato com as prefeituras do estado para reforçar a importância da prioridade na vacinação dos profissionais da Odontologia. Nesta sexta-feira (19), o presidente do Conselho, Dr. Raphael Castro Mota, reuniu-se com a superintendente de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques e com a cirurgiã-dentista Dra. Denise Silveira, referência na atenção primária do Norte de Minas.

Durante a reunião, o presidente do CRO-MG ressaltou que muitos municípios do norte mineiro ainda não estão cumprindo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, não incluindo os profissionais da odontologia do setor privado no grupo prioritário.

“Não podemos esquecer do risco ocupacional que os profissionais do setor privado correm. Por isso, precisamos unir forças para pressionar as prefeituras para incluírem a odontologia no grupo prioritário, além de esclarecermos todas as dúvidas dos gestores”, afirma Dr. Raphael Castro Mota.

Em Montes Claros, o planejamento de imunização dos profissionais da rede privada já avançou. A expectativa é que a vacinação se inicie nas próximas semanas. “Uma parceria entre o Conselho e a Prefeitura Municipal possibilitará que a vacinação dos profissionais da Odontologia ocorra na Delegacia Regional de Montes Claros, no bairro Ibituruna. Assim que a Prefeitura autorizar a data, faremos a divulgação”, reforça o presidente do CRO-MG.

De acordo com a Superintendente de Saúde, a vacinação ainda não avançou em todos os municípios devido à parcial indisponibilidade de vacinas. “Ainda não recebemos doses suficientes para vacinar todo o público alvo de profissionais de saúde e que, conforme orientação do Ministério da Saúde e também da Secretaria de Estado da Saúde, a vacinação se dará gradativamente, conforme disponibilização.  É necessário priorizar os profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento à Covid-19”, ressalta Dhyeime Thauanne Pereira Marques.

Na oportunidade, o presidente do CRO-MG também apresentou o novo projeto do Conselho para capacitar coordenadores e gestores de saúde bucal, e potencializar o atendimento odontológico na rede pública: o 1º Encontro com os Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do SUS-MG.

A iniciativa também foi parabenizada pela superintendente: “sabemos que há muitas fragilidades na área que podem ser melhoradas com capacitação, orientação e alinhamento junto aos Coordenadores de Saúde Bucal.

Além disso, neste ano tivemos uma mudança de gestão que impacta diretamente na assistência. Por isso, o evento irá contribuir muito para a condução dos trabalhos dos novos coordenadores de Saúde Bucal e também trará um melhor direcionamento e conhecimento do serviço”, afirma.