fbpx

Julho Laranja: Cuidados precoces, sorrisos para toda a vida!

Julho Laranja: Cuidados precoces, sorrisos para toda a vida!

(31) 2104-3000 0800-015-4000

21 de julho

O Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) apoia a campanha Julho Laranja, que tem como finalidade informar e sensibilizar a população sobre a importância da avaliação ortodôntica precoce e também alertar sobre os distúrbios respiratórios do sono infantil.

Muitas famílias e profissionais ainda acreditam que uma criança deve iniciar o tratamento ortodôntico somente após a dentição permanente, o que nem sempre é adequado.

A fase mais oportuna para a primeira avaliação ortodôntica de uma criança é entre cinco e sete anos de idade, para que o cirurgião-dentista possa acompanhar as trocas dentárias e intervir somente quando necessário.

​​Algumas más oclusões, quando não tratadas precocemente, podem apresentar maior complexidade terapêutica e instabilidade, além de impactar diretamente na qualidade de vida da criança, em questões como comunicação, desenvolvimento, autoestima e até nutrição.

Metas da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a promoção de saúde mental incluem a recomendação de que sejam prioritárias estratégias preventivas primárias, incluindo a redução dos fatores de risco relacionados a problemas de saúde mental. Instrumentos usados pela OMS para mensuração da qualidade de vida atestam que o tratamento ortodôntico melhora os índices de bem-estar e saúde mental de crianças e adolescentes.