Presidente do CRO-MG se reúne com representantes da Secretaria de Saúde para discutir retomadas dos atendimentos eletivos à população

23 de junho

Desde o ano passado, o CRO-MG vem acompanhado mais de perto a atenção em saúde bucal pública de Belo Horizonte, com visitas frequentes a diversas unidades básicas de saúde da cidade, encontros com profissionais, levantamento de reivindicações e reuniões com gestores públicos, visando, assim, realizar um completo diagnóstico odontológico oferecido pelo município.

Na semana passada, o Presidente do Conselho, Dr. Raphael Castro Mota, reuniu-se novamente na Secretaria Municipal de Saúde com a Subsecretária de Atenção à Saúde, Dra. Taciana Malheiros, e com a Coordenadora de Saúde Bucal, Dra. Camila Mundim, que apresentaram à Autarquia um plano de retomada dos atendimentos eletivos. Como levantado pelo CRO-MG no último encontro, a readequação estrutural de algumas unidades básicas é condição primordial para o retorno das atividades eletivas.

Desse modo, neste primeiro momento, retornarão as unidades de parceria público e privadas (PPPs) e as unidades básicas de saúde que possuam condições de ventilação e distanciamento. O CRO-MG, no entanto, alertou sobre a questão do risco de reutilização das canetas odontológicas sem esterilização e a sugestão de uma autoclave por unidade, uma vez que hoje o processo de esterilização é feito em uma central.

A prefeitura se mostrou sensível à manifestação do CRO-MG e confirmou a compra de um grande número de canetas para suprir a demanda, comprometendo-se também a estudar sobre os assuntos. Além disso, aguardará uma nota técnica do CRO-MG para dar continuidade ao processo de retomada dos atendimentos eletivos.

“O Conselho continuará vigilante para garantir à população da capital mineira um serviço de saúde bucal público de qualidade e, aos profissionais que atuam na área, condições dignas e seguras de trabalho”, destacou o Presidente.