SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE BH REAFIRMA COMPROMISSO DA PREFEITURA EM VACINAR OS PROFISSIONAIS DA ODONTOLOGIA

Frente às solicitações e pedidos de esclarecimentos em relação à vacinação em Belo Horizonte, o secretário de saúde, Jackson Machado, confirmou a inclusão dos profissionais da Odontologia nesta nova etapa de vacinação.

O pronunciamento foi uma resposta ao questionamento do vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Saúde de BH, Dr. Célio Frois, frente a demora na imunização dos profissionais da Odontologia.

A declaração do secretário segue o entendimento do Ofício Circular Nº 57/2021/SVS/MS, do Ministério da Saúde, publicado no último dia 12 de março, referente às orientações técnicas de vacinação do grupo “demais profissionais da saúde”.

O ofício reforça os profissionais considerados prioritários na vacinação e destaca a importância da inclusão desses trabalhadores, incluindo os cirurgiões-dentistas. “(…),a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas e risco de ADOECIMENTO DO TRABALHADOR, EM FUNÇÃO DA SUA ATIVIDADE, ou seja, aqueles que atuam na assistência direta ao paciente terão prioridade”.

A publicação do Ofício e a afirmação do secretário de saúde de BH reforçam a luta e o entendimento já defendidos pelo Conselho Federal de Odontologia e pelo CRO-MG, que já haviam solicitado ao Ministério normativa mais detalhada em relação aos critérios de priorização.

“Nós nos reunimos com os senadores do estado, secretários de saúde e coordenadores de saúde bucal em toda Minas Gerais, cobrando e reforçando que somos grupo prioritário, por nosso risco ocupacional. Por isso, ficamos satisfeitos com o pronunciamento do secretário de saúde de Belo Horizonte e com a nova diretriz do Ministério da Saúde. É um resultado do nosso esforço e luta pela imunização da categoria”, reforça o presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota.

O secretário ainda afirmou que o portal para cadastro dos profissionais estará disponível ainda está semana.