Testagem da COVID-19 por Cirurgiões-Dentistas

Em mais uma ação do CRO-MG para a contenção do avanço do contágio pelo novo coronavírus em Minas Gerais, o Conselho aprovou na última semana a Resolução CRO-MG Nº 009/2020, que dispõe sobre a autorização para a execução de teste e leitura dos resultados para diagnóstico da COVID-19 e assinatura de laudos por cirurgiões-dentistas inscritos no CRO-MG.

O documento destaca a aptidão dos profissionais, mediante capacitação descrita na Resolução, para execução dos testes rápidos bioquímicos para diagnóstico da COVID-19 e de outras doenças, bem como coleta de material biológico por meio de swab e técnicas utilizadas nos exames.

A realização e assinatura dos laudos referentes aos testes bioquímicos complexos, como o RT-PCR, também foram autorizados, desde que o cirurgião-dentista tenha formação em cursos de especialização, mestrado e/ou doutorado, e experiência prática em exames laboratoriais.

“Temos capacitação profissional e respaldo legal! Em meio à crise instalada pela pandemia e a alta procura por testagem, é importante que o cirurgião-dentista se envolva, contribuindo nessa ‘força-tarefa’ que é o diagnóstico da COVID-19”, afirma o Presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Mota.

Veja a Resolução CRO-MG Nº 009/2020 na íntegra!