fbpx

Deliberação CIB-SUS/MG aprova a Política Estadual de Saúde, Sorria Minas

Deliberação CIB-SUS/MG aprova a Política Estadual de Saúde, Sorria Minas

(31) 2104-3000 0800-015-4000

17 de novembro

A Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais CIBS-SUS/MG, no dia 21 de outubro de 2021, aprovou a Política Estadual de Saúde Bucal – PESB, denominada Sorria Minas, no âmbito do Sistema Único de Saúde, SUS, no estado. Na prática, o Sorria Minas tem como objetivo principal a apresentação de diretrizes e ações para a organização dos processos de trabalho da Rede de Atenção Primária à Saúde em Minas, essencial para inúmeras pessoas através da universalização dos serviços de saúde e dos cuidados sociais.

A Dra. Jacqueline Silva Santos, integrante da Câmara Técnica de Saúde Coletiva do CRO-MG e Mestre em Saúde Coletiva, explica os benefícios e a origem do Sorria Mais: “É o documento que institucionaliza a Atenção à Saúde Bucal no SUS-MG como uma Política de Estado e organiza as funções públicas governamentais para a promoção, proteção e recuperação da saúde bucal dos indivíduos e da coletividade. A Política Estadual de Saúde Bucal de Minas Gerais recebeu o nome de SORRIA MINAS em homenagem à população mineira”, conta.

“É um avanço na melhoria do acesso e da qualidade da atenção e do cuidado em saúde bucal produzido para a população em toda a Rede de Atenção à Saúde Bucal de Minas Gerais (RASB-MG)”, ressalta a Dra. Jacqueline, complementando que “o Sorria Minas propõe fomentar a ampliação do acesso a partir de duas frentes: a priorização da atenção (por meio da classificação de risco social familiar e a estratificação de risco em saúde bucal) e a inserção transversal da saúde bucal nas diferentes Linhas de Cuidado (por ciclo de vida e/ou por condição de saúde).”

O CRO-MG apoia todas as iniciativas benéficas à saúde pública, sobretudo aquelas que asseguram a ética na Odontologia, o acesso universal à saúde e o acolhimento que a população mineira merece.