Presidente do CRO-MG visita a cidade de Pouso Alegre

Na última sexta-feira, 19/06, o presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota visitou a cidade de Pouso Alegre. Na ocasião, cumprindo agenda, se encontrou com o prefeito da cidade, Rafael Tadeu Simões, e o vereador e cirurgião-dentista Dr. Arlindo Cesar da Motta Paes Camanducaia e Silva, para discutir melhorias para a categoria no município e alternativas para que todos superem o período de crise por conta da pandemia.

Na oportunidade, o Presidente prestou uma homenagem ao vereador e cirurgião-dentista Dr. Arlindo Cesar da Motta Paes Camanducaia e Silva. A Moção de Aplausos do CRO-MG foi entregue em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da odontologia mineira, em especial na cidade de Pouso Alegre, sempre valorizando a saúde como um instrumento de transformação social.

Dr. Arlindo César atua como cirurgião-dentista concursado da Prefeitura de Pouso Alegre há vários anos, nos quais desenvolveu ações de melhoria de condições de trabalho para os servidores públicos, entre eles insalubridade e periculosidade, aposentadoria especial, cartão alimentação ao aposentado e equipamentos de proteção para serviços gerais.

No cargo de vereador, também luta por grandes feitos, como a promulgação da lei que proíbe a panfletagem de anúncios, incluindo os Odontológico, e conseguiu, junto ao Executivo Municipal, o fim da cobrança da taxa de expediente aos profissionais da área da saúde em 2017 (a suspensão da cobrança foi extensiva a todas as classes de profissionais). Também foi Presidente de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que resultou em apontamentos de desvios de verbas e prisão dos envolvidos, e foi relator de uma Comissão Parlamentar de Inquérito que apontou falhas e gastos excessivos em obras, levando os envolvidos à processo em trâmite ainda neste momento. Atualmente tem trabalho junto com a administração pública municipal para melhorar os problemas de alagamentos e pode conduzir várias obras de melhorias em diversos bairros da cidade.

 “O Dr. Arlindo César é um importante representante da classe no Poder Legislativo e reforça a relevância de profissionais da categoria, lutando pelos interesses da Odontologia e de toda sociedade.  Sua atuação e luta por melhores condições de trabalho dos profissionais merecem reconhecimento”, ressalta Dr. Raphael Castro Mota.

 

O Presidente também compareceu à Câmara Municipal de Pouso Alegre, onde se reuniu com o presidente da ABO de Pouso Alegre, Dr. Sérgio Ribeiro, e com a Coordenadora de Saúde Bucal da cidade, Liliane Lopes Diegues, que apresentou o projeto “Salve mais um Dente”. O projeto utiliza um cimento desenvolvido pelo Dr. Sérgio para recuperação de dentes decíduos em crianças e que tem grande aplicabilidade no setor público.

 

Também esteve presente a diretora da Inapós, Tereza Cristina Rodrigues da Cunha, que abordou as dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino superior nesta pandemia e os cuidados para reinício das aulas. A compra de faculdades de odontologia por grandes grupos comerciais e sua possível banalização também foram temas da conversa. Na ocasião o Presidente do CRO-MG levantou a discussão sobre a abertura indiscriminada de cursos de Odontologia e reiterou que está trabalhando em um projeto de Lei Federal para coibir essa prática.

 

“A visita a Pouso Alegre foi muito produtiva e pudemos abordar assuntos de todas as áreas de interesse da classe: atuação política, educação e social. Tenho certeza que novos projetos e parcerias serão criados após a visita”, destacou o presidente do CRO-MG.