Cirurgiões-dentistas nas UTIs diminuem em até 60% as chances de infecção respiratória

17 de janeiro

A defesa da Odontologia Hospitalar como assistência indispensável à vida dos pacientes em UTIs foi ainda mais valorizada durante a pandemia da COVID-19, sendo o Cirurgião-Dentista reconhecido amplamente como parte integrante das equipes multidisciplinares nos hospitais e atuando na linha de frente no combate ao Coronavírus e no cuidado da saúde do cidadão como um todo.

Cinco anos antes deste cenário epidemiológico, que impactou a vida da população mundial, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) já havia reconhecido o exercício da Odontologia Hospitalar pelo Cirurgião-Dentista a partir da Resolução CFO-162/2015.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, a Odontologia Hospitalar é uma realidade hoje dentro dos hospitais, visando a melhoria na qualidade de vida e a mais breve ‘desospitalização’ dos pacientes. “A importância do Cirurgião-Dentista, considerando o cenário pandêmico e as evidências científicas, teve uma grande ascensão ao longo dos últimos anos. As equipes multidisciplinares precisam deste profissional para reduzir as chances de infecção ao paciente internado e, consequentemente, possibilite a ele ter alta hospitalar”.

Saiba mais em: https://bit.ly/3W4VZu9