CRO-MG e MPT renovam Acordo de Cooperação Técnica para assegurar os direitos trabalhistas dos Profissionais da Odontologia

8 de março

Profissionais dedicados à saúde bucal frequentemente se deparam com condições de trabalho precárias e muito desrespeito às normas laborais, prejudicando não apenas seu bem-estar, mas também a qualidade dos serviços prestados à comunidade.

No âmbito da Odontologia, os abusos podem se manifestar de diversas formas. Algumas clínicas e consultórios negligenciam as regulamentações trabalhistas, impondo jornadas excessivas, ausência de intervalos adequados e falta de remuneração condizente com a complexidade da profissão.

A pressão diária por metas e produtividade também é uma realidade enfrentada por muitos dentistas, levando a um ambiente de trabalho estressante e exaustivo. A desvalorização da profissão em alguns estabelecimentos contribui para a perpetuação desse ciclo prejudicial.

A constante preocupação do CRO-MG em combater o aviltamento profissional ganhou reforço com a celebração, em setembro de 2021, de um Acordo de Cooperação Técnica com a Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região.  Este acordo foi novamente celebrado em 08 de fevereiro de 2024 e tem por finalidade sistematizar a cooperação técnica entre o Conselho e a Procuradoria Regional do Trabalho, mediante a adoção de procedimentos que visam conferir maior eficiência na fiscalização das relações de emprego e das condições de saúde e segurança dos profissionais da área de Odontologia em estabelecimentos odontológicos.

A cooperação firmada tem norteado as ações do Conselho, que se empenha em fiscalizações voltadas para a apuração do aviltamento profissional. Tais iniciativas visam aprimorar a eficácia na fiscalização das relações de emprego e das condições de saúde e segurança dos profissionais da Odontologia em estabelecimentos odontológicos.

O Presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota, reforça  aos profissionais da classe, a recusarem condições precárias que eventualmente possam ser impostas pelo trabalho. “A Fiscalização do Conselho realiza visitas frequentes a diversos estabelecimentos odontológicos em Minas Gerais, e não vamos permitir a desvalorização da classe. Infelizmente, por receio de represálias, muitos colegas hesitam em denunciar situações comprometedoras em seus locais de trabalho”, destaca o Presidente.

É fundamental recordar que somente por meio da denúncia dos trabalhadores, o CRO-MG pode adotar as devidas providências. Portanto, encorajamos a todos: Denunciem! Estamos juntos na busca por um ambiente de trabalho digno e respeitoso para os profissionais da Odontologia.

Acesse: cro.mg/denuncia