CRO-MG participa de Audiência Pública sobre Cuidados Paliativos na ALMG

5 de setembro

O CRO-MG participou no dia 23/08 de uma Audiência Pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para debater a necessidade de criar políticas públicas estaduais específicas para os cuidados paliativos, que apresentam uma demanda cada vez maior na Odontologia e na saúde.

A data também ficou marcada com a aprovação em Assembleia Conjunta entre o Conselho Federal de Odontologia e os Conselhos Regionais de Odontologia realizada em Palmas-TO, com a divulgação da nova especialidade para a odontologia brasileira, a Odontologia Hospitalar.

A Audiência Pública sobre Cuidados Paliativos teve como representante do CRO-MG a Presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar e membro da Comissão de Odontologia Hospitalar do CFO, Dra. Alessandra Figueiredo.

“A audiência foi bastante esclarecedora a todos os participantes governantes, profissionais, usuários e população presentes. Tivemos depoimentos de pacientes e familiares que usufruíram da assistência dos cuidados paliativos no Hospital Risoleta Tolentino Neves, a qual faço parte desde 2006, mostrando para todos a necessidade da ampliação e implementação nas políticas públicas”, conta a Dra. Alessandra Figueiredo.

Ainda de acordo com a cirurgiã-dentista, todos os representantes dos Conselhos explicaram a contribuição de cada área da saúde para os parlamentares e gestores do estado, de forma que, ao final da audiência, foram feitos os encaminhamentos para que a política possa ser de fato efetiva. A Comissão Mista de Cuidados Paliativos tem a missão de cooperar com a construção da proposta.

O CRO-MG apoia o Projeto de Lei nº 125/2023, que dispõe sobre a prestação de assistência odontológica a pacientes em regime de internação hospitalar na rede pública e privada do estado e reforça que a presença do Cirurgião-Dentista no ambiente hospitalar visa ao atendimento integral ao paciente, minimizando os agravos decorrentes da presença de patologias bucais.

Hoje, dia 5 de setembro, o PL 125/23 vai ser apreciado na comissão de constituição e justiça da ALMG.