fbpx

Guia Antirracista Para Odontologia

Guia Antirracista Para Odontologia

(31) 2104-3000 0800-015-4000

23 de abril

Vice-presidente da CT de Emergências Médicas do CRO-MG é co-autora de documento que leva letramento racial para a classe odontológica

O racismo é uma mácula que infelizmente se perpetua na sociedade até os dias de hoje e a Odontologia não foge a este triste cenário. O CRO-MG apoia a luta antirracista e se orgulha de ter um de seus membros como co-autora do Guia Antirracista Para Odontologia, criado pelo comitê de diversidade e inclusão da Associação Brasileira de Mulheres Dentistas (AMDB) e lançado no ano passado. 

A cirurgiã-dentista Jôice Dias Corrêa é vice-presidente da Câmara Técnica de Emergências Médicas do CRO-MG e se uniu à cirurgiã-dentista Carol Lemos e à estudante de Odontologia, Ariane Moura Reis para a elaboração desse documento que elucida sobre os diversos tipos de racismo, falas preconceituosas, posturas discriminatórias e todo o cenário do racismo na classe odontológica, destacando que também é obrigação do cirurgião-dentista conhecer as características fenotípicas e genéticas que mais impactam as populações negras, como biprotrusão, pigmentação melânica gengival e diastemas.

O racismo, com destaque para as manifestações do racismo estrutural, manifesta-se entre colegas, entre paciente e cirurgião-dentista e até mesmo entre instituições e profissionais, portanto não é possível não se atentar para essa questão. 

Você sabia que apenas 25% dos cirurgiões-dentistas são negros, pardos e indígenas, como indicou um relatório de 2021? E que uma cirurgiã-dentista negra recebe 14% a menos que um profissional branco do sexo masculino? A realidade da população como um todo também é preocupante, afinal, pesquisas confirmam que a população negra tem um rendimento médio mensal inferior ao da população branca, o que dificulta o seu acesso ao atendimento odontológico de qualidade. 

O CRO-MG, além de fomentar e buscar caminhos para uma maior inserção da população negra na Odontologia, ressalta que também cabe à classe odontológica o entendimento e a conscientização sobre as questões que afetam esse grupo, pois todo cirurgião-dentista, em algum momento, atenderá uma pessoa negra. 

Como um dos maiores aliados da luta antirracista é o letramento racial, convidamos você a baixar e aprender com o Guia Antirracista Para Odontologia da AMDB, pois seguramente é mais um reforço na constante luta para o exercício da Odontologia com mais ética, diversidade, inclusão e respeito a todos. Acesse em: cro.mg/guiaantirracista.