fbpx

Manifestações bucais da Dengue, Zika e Chikungunya: o CRO-MG te conta tudo sobre o assunto

Manifestações bucais da Dengue, Zika e Chikungunya: o CRO-MG te conta tudo sobre o assunto

(31) 2104-3000 0800-015-4000

8 de fevereiro

CRO-MG alerta: temporada de alta nos casos de Dengue, Zika e Chikungunya em MG! 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, até o dia 05 de fevereiro de 2024, 39.282 casos foram confirmados para Dengue, 9.320 para Chikungunya e dois casos confirmados para Zika, com 15 prováveis em investigação. Ainda segundo o Boletim Epidemiológico da SES-MG, há sete óbitos confirmados de dengue no estado e 62 em investigação.

As doenças são transmitidas pela fêmea do mosquito Aedes aegypti e, além dos sintomas como a febre, dores musculares, dores de cabeça, manchas vermelhas na pele e outros, as manifestações bucais também podem ocorrer em algumas pessoas infectadas e merecem a devida atenção, sobretudo se há um comprometimento da ingestão de líquidos e alimentos.

Dengue:

Mucosite: a inflamação da mucosa bucal resulta em lesões dolorosas na boca. Tais lesões podem deixar a ingestão de água e alimentos desconfortável e é preciso uma atenção especial para que a mucosite não comprometa a hidratação necessária para a recuperação do doente!

Sangramento gengival: A dengue pode causar distúrbios na coagulação sanguínea, levando a quadros de sangramentos nas gengivas que podem ou não estar relacionados a uma gengivite, por isso, busque uma avaliação detalhada.

Zika:

Lesões na mucosa oral: úlceras e aftas foram observadas em alguns pacientes, e o desconforto pode ser aliviado com tratamento adequado.

Gengivite: A inflamação das gengivas pode ocorrer em alguns casos de Zika.

Chikungunya:

Aftas: Algumas pessoas infectadas podem desenvolver aftas na boca.

Dores nas articulações: Embora não seja uma manifestação bucal, a dor articular intensa associada à chikungunya pode afetar a capacidade de abrir a boca e realizar a escovação adequada e também compromete a ingestão de líquidos e alimentos.

Nos casos mais graves, em que há a internação do paciente, os cuidados dos especialistas em Odontologia Hospitalar também são fundamentais para uma recuperação mais rápida e segura!

Proteja a sua residência e previna-se: evite água parada, utilize repelente ao longo do dia e vista calças e roupas de mangas longas, principalmente nos bairros mais afetados da sua cidade.

Estimule seus amigos e familiares a buscar tratamento adequado!