Agosto Dourado

 

O Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) apoia a campanha Agosto Dourado, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Considerado o alimento mais natural, seguro e renovável, o leite materno é, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maneira ideal para fornecer às crianças os nutrientes que necessitam para um desenvolvimento saudável. Sua oferta é recomendada logo na primeira hora de vida do bebê.

No entanto ainda é preocupante os dados sobre o tema. Menos da metade das crianças brasileiras menores de seis meses de vida (45,7%) foram amamentadas exclusivamente com leite materno. Os dados fazem parte do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), realizado pelo Ministério da Saúde, entre fevereiro de 2019 e março de 2020.

Além dos benefícios orgânicos, como a transmissão de anticorpos da mãe para o bebê, a amamentação também pode evitar problemas fonoaudiológicos, psicomotores, de respiração, audição e deglutição. Outro benefício impagável é o fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e filho.
Ainda de acordo com a OMS, o leite materno deve ser dado inclusive neste momento de pandemia da COVID-19. As principais evidências científicas disponíveis atualmente mostram que os benefícios do aleitamento superam consideravelmente os potenciais riscos de transmissão pelo novocoronavírus.

Amamentar vale ouro!

Acesse aqui nossa cartilha!