CRO-MG apoia o Setembro Amarelo

10 de setembro

CRO-MG orienta cirurgiões-dentistas a participarem do mês da valorização da vida.

O Setembro Amarelo é uma campanha que, desde o ano de 2015 no Brasil, atua visando a prevenção ao suicídio e o cuidado com a saúde mental. Hoje, dia 10, é o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio e o CRO-MG apoia o Conselho Federal de Odontologia e os demais Conselhos Regionais do país nessa iniciativa tão importante para a sociedade. E, você, cirurgião-dentista, também pode estimular essa campanha!

O cirurgião-dentista, assim como todos os profissionais da área da saúde, deve ficar atento aos sinais físicos e comportamentais dos pacientes para então orientá-los a se sentirem confortáveis em buscar ajuda. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 96,8% das pessoas que tiram a própria vida possuíam algum quadro de transtorno mental. A depressão, condição responsável pela maior parte dos suicídios, também apresenta sintomas físicos relacionados à saúde bucal.

O bruxismo e os casos de mobilidade dental também podem estar relacionados à depressão.

Todas as demais informações sobre a Campanha Nacional do Setembro Amarelo estão disponíveis em setembroamarelo.com e o Centro de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza a linha telefônica 188 diariamente por 24h. Também é possível entrar em contato com o CVV através de ferramentas como e-mail e chat, ou através do site http://cvv.org.br.