fbpx

28 de maio: Dia de Luta pela Saúde da Mulher e Dia de Redução da Mortalidade Materna

28 de maio: Dia de Luta pela Saúde da Mulher e Dia de Redução da Mortalidade Materna

(31) 2104-3000 0800-015-4000

29 de maio

O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna visam conscientizar a sociedade sobre os diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres.

A data 28 de maio tornou-se um marco na defesa dos direitos das mulheres, principalmente em relação a sua saúde, tanto pelos seus direitos reprodutivos e sexuais, bem como na conscientização de problemas comuns à saúde da mulher: câncer de mama, câncer no colo do útero, endometriose, violência obstétrica, depressão, dentre outros.

De acordo com a OMS, a mortalidade materna é um importante indicador da qualidade de saúde ofertada para as pessoas e é fortemente influenciada pelas condições socioeconômicas da população. Em média, 40% a 50% das causas podem ser consideradas evitáveis. O principal objetivo da atenção pré-natal e puerperal é garantir o bem-estar materno e fetal.

O CRO-MG reforça a importância da luta pela saúde de todas as mulheres, além da construção de uma rede de apoio no enfrentamento dos desafios vivenciados.