fbpx

CRO-MG: fez de fato uma residência odontológica? Saiba mais sobre o assunto

CRO-MG: fez de fato uma residência odontológica? Saiba mais sobre o assunto

(31) 2104-3000 0800-015-4000

28 de abril

Nos últimos tempos, o CRO-MG e sua diretoria têm observado de perto o crescente e preocupante número de profissionais que atestam em suas biografias nas redes sociais títulos como “Residência em Harvard”, dentre outras qualificações nas quais o termo “residência” não se encaixa na suposta experiência. Os cursos livres estão presentes na Odontologia e em diversas outras áreas profissionais, contudo, deveriam possuir apenas a função de uma breve atualização, tal como em palestras, simpósios, eventos e outras atividades. Cuidado! Atualmente, tem se tornado indiscriminado o uso de cursos livres com o título falacioso de residência a fim de encantar alunos com promessas inexistentes.

Especializar-se com comprometimento e responsabilidade demanda tempo e a escolha criteriosa de uma instituição educacional. É preciso exigir um diploma de uma Instituição de Ensino Superior (IES) e ter em mente que a carga horária de uma residência na Odontologia é de 5.760 horas, divididas em dois anos. Ao todo, a média é de 60 horas semanais, entre 80% de atividades práticas e 20% de atividades teóricas. Cursos feitos aos fins de semana ou em poucos meses no Brasil ou no exterior não são residências!

O CRO-MG alerta: profissionais ou instituições da Odontologia que ministram cursos com a titulação de residência sem respeito à legislação vigente e ao MEC podem sofrer penalidades éticas perante o Conselho e por infração ao Código de Defesa do Consumidor. O profissional que anunciar um título que não possui está sujeito à infração ética. Fique atento! Cirurgião-dentista, selecione sempre uma instituição reconhecida junto ao MEC para realizar a sua residência.