fbpx

31 de maio: Dia de Combate ao Câncer Bucal e Dia Mundial Sem Tabaco

31 de maio: Dia de Combate ao Câncer Bucal e Dia Mundial Sem Tabaco

(31) 2104-3000 0800-015-4000

31 de maio

Hoje, 31 de maio, é o Dia de Combate ao Câncer Bucal e o CRO-MG tem um recado muito importante sobre o tema: a informação e a prevenção contra a doença são fundamentais para evitar e garantir os melhores prognósticos diante de um quadro de câncer bucal. A data, que também ocorre no Dia Mundial Sem Tabaco, foi criada em conjunto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1987.

De acordo com o Dr. Felipe Paiva Fonseca, cirurgião-dentista, professor de Patologia Oral da Faculdade de Odontologia da UFMG e membro da Câmara Técnica de Patologia Oral e Maxilofacial e Estomatologia do CRO-MG, o cigarro eletrônico representa um novo fator de risco nos casos mais recentes de câncer bucal.

“O número de pessoas utilizando cigarros eletrônicos está crescendo ao redor do mundo, em especial entre jovens. Este crescimento pode impactar as políticas de controle do uso do tabaco e estudos recentes indicam que também contribui para o desenvolvimento de câncer de boca. Apesar dos efeitos moleculares dos cigarros eletrônicos no surgimento do câncer de boca ainda não serem tão bem compreendidos quanto o uso do tabaco nas suas formas tradicionais, já existem evidências indicando que o potencial carcinogênico está presente sim no cigarro eletrônico”, atenta o Dr. Felipe.

Além disso, o Dr. Felipe também alerta que todos permaneçam informados quanto aos sintomas da patologia. “É fundamental que as pessoas visitem um cirurgião-dentista, preferencialmente um estomatologista, periodicamente e ainda mais na presença de alguma lesão na boca. Isto permite que um eventual diagnóstico de câncer de boca possa ser feito de forma precoce, o que favorece muito o prognóstico do paciente. O uso do tabaco é fortemente o principal causador do câncer de boca e precisamos desenvolver políticas públicas que combatam este hábito extremamente nocivo”, finaliza.

O CRO-MG reforça: a prevenção salva vidas! Consulte regularmente o seu cirurgião-dentista, adote hábitos saudáveis e evite o tabagismo.