Redes Sociais:
15 de fevereiro
Hoje, dia 13 de fevereiro, é o Dia Internacional do Cirurgião Bucomaxilofacial e o CRO-MG lembra que esses profissionais são especialistas que não apenas reconstroem faces, mas moldam novamente as vidas de seus pacientes! O cirurgião bucomaxilofacial é responsável pelo tratamento cirúrgico de patologias que acometem a cavidade bucal, como deformidades dentofaciais e traumas. Além disso, problemas oriundos da má formação óssea e fraturas também são corrigidos pelos profissionais.
O Dr. Jean Carlo, Delegado Regional do CRO-MG em Divinópolis, e também cirurgião-dentista bucomaxilofacial, ressalta a necessidade desses especialistas no ambiente hospitalar: “a meu ver, deveria ser obrigatória a contratação de um Bucomaxilo em qualquer hospital municipal, estadual ou particular. Desta forma, muitas sequelas iriam ser eliminadas, uma vez os médicos não apresentam a experiência que esse cirurgião carrega”.
O Dr. Belini Maia, da Câmara Técnica de Bucomaxilofacial do CRO-MG, complementa que “são competências do especialista na área, por exemplo, realizar: exodontia de inclusos, reconstruções ósseas e implantes dentários, tratamento dos traumatismos faciais, diagnóstico e tratamento dos distúrbios nas articulações temporomandibulares”.
O Professor Dr. Antônio Custódio, também da CT de Bucomaxilofacial do CRO-MG, finaliza ainda que, no Brasil, a história da Cirurgia Bucomaxilofacial como especialidade odontológica foi regularizada pelo CFO em 1964. “Com o tempo, o cirurgião Bucomaxilofacial passou a compor a equipe nos principais hospitais de emergência e rotina do Brasil, e desempenha um papel preponderante, seja no SUS ou nos hospitais particulares”, conta.
O CRO-MG parabeniza os 549 profissionais mineiros que não apenas reconstroem faces, mas moldam as vidas de seus pacientes!