fbpx

04 de março: Dia Mundial da Obesidade

04 de março: Dia Mundial da Obesidade

(31) 2104-3000 0800-015-4000

Redes Sociais:

4 de março

A obesidade é um dos principais fatores de risco para várias doenças não transmissíveis (DNTs), como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e várias formas de câncer.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as taxas de obesidade quase triplicaram desde 1975 e aumentaram quase cinco vezes entre crianças e adolescentes. Afeta pessoas de todas as idades e de todos os grupos sociais, alcançando 650 milhões de pessoas em todo o mundo.

Os cirurgiões-dentistas desempenham um papel importante na prevenção da obesidade por meio da promoção de hábitos alimentares saudáveis, detecção precoce de distúrbios relacionados à alimentação e colaboração em equipes interdisciplinares para abordagens completas de saúde. Essa abordagem integrada pode resultar em benefícios significativos para a saúde geral dos pacientes.

Segundo a cirurgiã-dentista e Doutora em Clínicas Odontológicas, Dra. Taís Alves, a qualidade dos alimentos e o que eles podem nos entregar em macro e micronutrientes nos desperta para uma consciência maior do que estamos ingerindo. Assim, a preocupação em aproveitar o máximo de cada um dos grupos alimentares pode estar prejudicada se a eficiência mastigatória estiver comprometida.

“Devemos estar conscientes da importância do aparelho mastigatório em todos esses processos, afinal de contas tudo o que ingerimos começa sua digestão por meio da trituração dos alimentos pelos dentes. Sem estes, seria impossível que o restante do aparelho digestório conseguisse nos abastecer com todos os nutrientes presentes nos alimentos. E quando falamos que a saúde começa pela boca, aí está mais um motivo para termos os dentes em boa função de mastigação, estética e fonética”, complementa a Dra. Taís Alves.

O trabalho em equipe interdisciplinar com a colaboração entre dentistas, nutricionistas, médicos e outros profissionais de saúde é fundamental. Ao integrar esforços, é possível tratar integralmente as necessidades dos pacientes, proporcionando uma abordagem abrangente para a prevenção da obesidade.