Redes Sociais:
2 de maio
Neste mês, o foco se volta para uma causa muito importante: a prevenção do câncer de boca, com a campanha Maio Vermelho. O câncer de boca é o quinto tipo de neoplasia com maior incidência entre homens no Brasil e o sétimo entre mulheres. Infelizmente, a maioria dos casos ainda é diagnosticada em estágio avançado.
O câncer de boca é uma doença desafiadora de detectar, mas os cirurgiões-dentistas desempenham um papel muito importante nesse processo. Durante exames de rotina, eles são capazes de identificar sinais precoces da doença, o que pode aumentar significativamente as chances de sucesso no tratamento.
O professor titular de Estomatologia e Presidente da Câmara Técnica de Patologia Oral e Estomatologia do CRO-MG, Dr. Hercílio Martelli Júnior, ressalta que é possível prevenir a doença ou evitar seu agravamento. “As principais formas de prevenção para o câncer bucal são simples e passíveis de serem adotadas por qualquer pessoa. Primeiro, crie uma rotina de visitas regulares ao cirurgião-dentista, ainda que não perceba nada de anormal. Segundo, qualquer alteração na mucosa bucal deve ser sinal de procura imediata a um dentista, que dependendo da necessidade, irá encaminhar o paciente para um estomatologista (especialista no diagnóstico de doenças bucais). Terceiro, o câncer bucal é amigo de bebidas destiladas e das diferentes formas de cigarro. Fumo e álcool são nossos inimigos de primeira ordem. Assim, cuidados com a higiene bucal, visitas regulares ao cirurgião dentista e distância de bebidas destiladas e tabagismo são os nossos mais importantes aliados na guerra contra o câncer de boca”, afirma o professor.
A participação do cirurgião-dentista vai muito além do diagnóstico. Ele atua de forma especial na prevenção de doenças, como o câncer bucal, e também de forma conjunta com o médico, no tratamento e no pós-tratamento, sobretudo na reabilitação do paciente
Neste Maio Vermelho, vamos juntos disseminar a informação, promovendo assim a prevenção e salvando vidas.