Redes Sociais:
16 de maio
A intolerância ao glúten tem mais a ver com a saúde bucal do que muitas pessoas imaginam. A condição chamada doença celíaca, que consiste em uma doença autoimune que desencadeia um processo inflamatório em reação ao contato com o glúten, também pode influenciar as estruturas da boca, uma vez que o controle da dieta pode afetar o equilíbrio dos nutrientes fundamentais para o desenvolvimento dos dentes e ossos, impactando na saúde bucal.
Entre os problemas com ocorrências mais frequentes nos pacientes celíacos, como detalha o CFO, estão o bruxismo, amelogênese imperfeita (deposição deficiente e irregular dos cristais de esmalte), manchas por deficiência ou excesso de cálcio, fluorose dental, uso incorreto da tetraciclina, erosões, líquen plano, herpes e aftas, entre outras.
Por isso, é importante que os cirurgiões-dentistas se informem e estejam sempre atualizados para que saibam identificar e tratar os problemas causados pela doença celíaca, bem como possam auxiliar seus pacientes com orientações a respeito do diagnóstico e acompanhamento da doença.
Neste Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca, o CRO-MG lembra que, apesar de não ter cura, a doença celíaca tem tratamento que permite ao paciente alcançar uma melhor qualidade de vida.