Comitê de Compliance do CRO-MG faz visita técnica ao CRC-MG

Comitê de Compliance do CRO-MG faz visita técnica ao CRC-MG

(31) 2104-3000 0800-015-4000

Redes Sociais:

17 de abril

O Comitê de Integridade (Compliance) e Governança do CRO-MG realizou, no último dia 2 de abril, uma visita técnica ao Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG), onde foi recebido por Alexsander Prado, controlador interno e coordenador da Comissão de Integridade. O objetivo da visita foi conhecer, em detalhes, as etapas de implantação da Política de Integridade no CRC-MG, realizada em 2019, abordando os aspectos internos e externos, as dificuldades, os desafios e as soluções encontradas pela Comissão.

Alexsander reiterou a importância do protagonismo da alta gestão do CRC-MG na efetivação do projeto e o apoio do Conselho Federal de Contabilidade, que já havia inaugurado a sua Política de Compliance. Ele explica que “em 2005, o CRC-MG foi certificado pela ISO 9001, após uma série de iniciativas, visando o aculturamento interno, com foco na qualidade e na integridade institucional. Todo o trabalho sobre integridade começou primeiramente com os Conselheiros e, depois, setor por setor, até chegar a cada um dos 92 funcionários”.

Os membros do Comitê de Integridade do CRO-MG, Jeniffer de Aguilar, Aílson Santos e Bárbara Baia Alves avaliaram de forma muito positiva a visita. Para eles, “embora haja diferenças entre os dois Conselhos profissionais, a maneira com que se dará a implantação da Política de Integridade será bastante semelhante. “Nós já contamos com o apoio da atual Diretoria Interventora do CRO-MG e vamos precisar cada vez mais do suporte institucional do Conselho Federal de Odontologia. Iniciaremos nos próximos dias a redação do Plano de Integridade e, simultaneamente, a Análise e Gestão de Riscos, por setor, com o objetivo de apresentar os documentos finais até agosto deste ano, informa Jeniffer de Aguilar.” A Comissão também vai buscar oficialmente a cooperação técnica da Diretoria de Fiscalização dos Conselhos Profissionais do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Rede Governança Brasil (RGB).