Redes Sociais:
26 de junho de 2026
O CRO-MG reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo da doença. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 13 milhões de brasileiros convivem com a diabetes.
Além dos impactos na saúde geral, a diabetes também está diretamente relacionada à saúde bucal. Pessoas com a doença têm maior risco de desenvolver gengivite, periodontite, boca seca, infecções e dificuldade de cicatrização. Da mesma forma, problemas bucais podem dificultar o controle dos níveis de glicose no sangue.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde quase 30 milhões de atendimentos relacionados ao diabetes foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde em 2023, evidenciando a importância do acompanhamento multiprofissional.
O CRO-MG destaca que consultas odontológicas regulares, associadas a hábitos saudáveis e ao tratamento adequado da doença, contribuem para a saúde integral e para uma melhor qualidade de vida.