fbpx

Jardim da Odontologia

Jardim da Odontologia

(31) 2104-3000 0800-015-4000

Inaugurado no dia 5 de fevereiro de 2021, na Delegacia de Montes Claros, o Jardim da Odontologia é um espaço para enaltecer profissionais que ficarão marcados para sempre em nossa história.

Com obras do artista plástico montes-clarense Gu Ferreira, o jardim foi inaugurado com homenagens à Dra. Edwirges Teixeira de Freitas e ao Dr. José Juceli de Lima, cirurgiões-dentistas que deixaram um grande legado na cidade e em todo o estado.

Conheça abaixo um pouco da história desses profissionais:

Dra. Edwirges Teixeira de Freitas

Nascida em 1927, na cidade de Montes Claros, a Dra. Edwirges Teixeira de Freitas, também conhecida como Dona Dú, começou a trabalhar muito cedo. Aos 12 anos, já vivia a realidade de um consultório odontológico, onde auxiliava dois dentistas de sua cidade. Aos 15 anos, tornou-se protética, exercendo a profissão por 30 anos.

Determinada, aos 42 anos, ainda não havia completado nem mesmo o primário, mas sentiu que era o momento de estudar. Então, em três anos, fez o ginásio, o científico e preparou-se para o vestibular da Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina, na qual conquistou sua aprovação em nono lugar.

Foram mais de 70 anos dedicados à Odontologia Mineira. A profissão passou para outras gerações da família. Dos quatro filhos, dois deles, Rodolfo e Raimundo Nonato (atual delegado do CRO-MG) tornaram-se cirurgiões-dentistas. Dois filhos do Delegado também seguiram os passos da avó, Dra. Carolina e Dr. Antônio.

Em entrevista para o nosso site no ano de 2017, Dona Dú deixou um recado emocionante para a nova geração de profissionais da Odontologia: “O grande segredo do exercício da profissão de cirurgião-dentista, para dar certo, é o amor incondicional pelo que se faz”.

Dr. José Juceli de Lima

Nascido em 1948, o cirurgião-dentista José Juceli de Lima era natural de Monte Azul, mas foi em Montes Claros que foi criado e construiu toda sua carreira.

Em 1975, formou-se no curso de Odontologia na FAFEOD, de Diamantina, e logo retornou a Montes Claros, onde consolidou sua carreira. Desde o início da sua trajetória profissional, mostrou-se sensível quanto às lutas classistas, batalhou pela valorização da Odontologia e pela união dos colegas. Pós-graduado em prótese, em 2002, o Dr. Juceli também foi professor da Funorte (Faculdades Unidas do Norte de Minas).

Reconhecido pelo seu espírito humanitário, foi muito atuante no Rotary de Montes Claros, onde assumiu os cargos de Presidente e Governador-Adjunto. Também ocupou vários cargos na ABO de Montes Claros e, desde 2017, assumiu a Delegacia do CRO-MG da cidade.

Em 2019, o Dr. José Juceli de Lima teve uma grande alegria, ao receber da Câmara Municipal de Montes Claros, o Título de Cidadão Honorário. Além do grande legado como cirurgião-dentista e defensor da classe, o Delegado do CRO-MG deixou uma família muito querida e atuante na área da saúde: a esposa e médica, Dra. Fátima, além dos dois filhos, o Dr. Thiago, também cirurgião-dentista, e a Dra. Caroline, médica.