fbpx

01 de dezembro: Dia Mundial de Combate à AIDS

01 de dezembro: Dia Mundial de Combate à AIDS

(31) 2104-3000 0800-015-4000

Redes Sociais:

4 de dezembro

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que há 970 mil pessoas vivendo com o vírus do HIV no Brasil, com cerca de 727 mil em tratamento, 74,9% do total.

A AIDS, causada pelo vírus HIV, continua sendo um desafio global de saúde pública. Esta data destaca a importância da educação, do acesso a tratamentos e da promoção de práticas seguras para prevenir a disseminação do vírus.

O CRO-MG reforça que a prevenção é determinante, e a informação desempenha um papel fundamental nesse processo. Conhecer os modos de transmissão do HIV, usar preservativos, realizar testes regulares e promover uma cultura de respeito e aceitação são passos essenciais para combater a propagação da doença.

De acordo com a Presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do CRO-MG, Dra. Alessandra Figueiredo, o Cirurgião-Dentista é capaz de reconhecer precocemente as manifestações bucais associadas ao HIV, devido à alta suscetibilidade de desenvolvimento de lesões na boca dos pacientes com o vírus. Entre elas, destacam-se a candidíase, leucoplasia pilosa, doença periodontal, lesões por HPV (Papilomavírus Humano) e ulcerações.

“Ao identificar as alterações o cirurgião-dentista deve orientar o paciente, explicando que a má higiene bucal favorece o aparecimento de lesões e infecções que podem afetar o seu estado de saúde geral. As consultas devem ser regulares para acompanhamento evitando agravamento de sua condição de saúde geral”, completa a Dra. Alessandra Figueiredo.

Neste Dia Mundial de Combate à AIDS, convidamos todos os nossos profissionais da Odontologia a unir forças para promover a conscientização, apoiar aqueles afetados pela doença e trabalhar juntos em direção a um mundo livre de preconceitos e da transmissão do HIV.

Cada gesto conta, e é através do entendimento, da empatia e da ação que podemos verdadeiramente fazer a diferença na luta contra a AIDS.