fbpx

03 de dezembro: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

03 de dezembro: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

(31) 2104-3000 0800-015-4000

4 de dezembro

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é uma data reconhecida pela ONU desde 1992 para promover a conscientização e a inclusão em qualquer âmbito.

Hoje daremos destaque ao atendimento odontológico em libras, além do diferencial do profissional que promove a inserção social e o acesso ao direito à saúde bucal! De acordo com o IBGE, a população de surdos no Brasil passa de 10 milhões de pessoas. Apesar do
número expressivo, esse público ainda sofre com a falta de serviços que oferecem atendimentos na Língua Brasileira de Sinais.

A Faculdade Arnaldo, através da Liga Acadêmica dos Pacientes com Deficiência e apoios do aluno tradutor de Libras, Paulo Richard, e da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, iniciou o trabalho pioneiro de atendimento a pacientes surdos em sua clínica de Odontologia.

O projeto vai ao encontro da premissa de que dar acessibilidade aos pacientes com deficiência é um dever do meio acadêmico. No vídeo no canal do Instagram do CRO-MG (@cromgoficial), podemos ver o atendimento realizado como a criança se sentiu mais acolhida e segura.

“Este trabalho é muito importante, pois estamos falando de uma população que consome, que precisa ir ao médico, ao dentista, como todos nós. Mas quando chegam em algum ambiente, essas pessoas são integradas, porém, não são incluídas”, observa o aluno de odontologia, Paulo Richard que também é tradutor de Libras da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte”.

O projeto funciona na própria instituição e oferece consultas gratuitas a toda população.

A cada passo rumo à inclusão, damos um salto gigante para uma sociedade mais justa e igualitária para todos!