fbpx

04/03: Dia Mundial do Combate à Obesidade

04/03: Dia Mundial do Combate à Obesidade

(31) 2104-3000 0800-015-4000

6 de março

Neste dia 04 de março, Dia Mundial do Combate à Obesidade, o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais atenta que a obesidade é um fator de risco para inúmeras doenças, como a diabetes tipo 2, as patologias cardiovasculares, a hipertensão, o acidente vascular cerebral e até mesmo alguns tipos de câncer.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, as taxas de obesidade estão altas e praticamente triplicaram desde 1975, acometendo também muitas crianças e adolescentes. Por isso, é preciso que todos os profissionais da saúde acolham seus pacientes e busquem uma abordagem assertiva e multidisciplinar para auxiliá-los a ter hábitos mais saudáveis. O alto consumo de alimentos ultraprocessados, por exemplo, não apenas contribui para um quadro de obesidade como também para uma gama de doenças crônicas.

Uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos devem ser combinados com acompanhamento nutricional e psicológico, se necessário. O cirurgião-dentista deve priorizar o atendimento individualizado do paciente com obesidade e observar a ocorrência de patologias correlacionadas à sua condição, como a cárie, a periodontite e outras.

Lembrando que é essencial guiar o paciente a nunca optar pela automedicação ou acreditar em fórmulas mirabolantes de emagrecimento sem qualquer comprovação científica, muito populares nas mídias sociais.

O CRO-MG alerta: nunca coloque a sua saúde em risco!