fbpx

1° de Outubro, Dia Internacional da Terceira Idade

1° de Outubro, Dia Internacional da Terceira Idade

(31) 2104-3000 0800-015-4000

4 de outubro

O CRO-MG parabeniza especialmente seus inscritos pelo Dia Internacional da Terceira Idade. Neste dia também é comemorada a promulgação do Estatuto do Idoso, que garante que todos os cidadãos brasileiros com idade igual ou acima de 60 anos tenham seus direitos assegurados diante da lei em casos de abandono, apropriação de bens, entre outros.

O odontogeriatra é o especialista que cuida da saúde bucal dos idosos, analisando as consequências do envelhecimento do sistema estomatognático e zelando pelo planejamento multidisciplinar e humanizado no atendimento ao paciente. “O tratamento odontológico nos idosos deve ser direcionado procurando a interação entre os aspectos biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, farmacológicos e sistêmicos”, conta a Dra. Enia Salles Rocha, cirurgiã-dentista odontogeriatra.

Diante do aumento da população idosa nas últimas décadas – e agora sob a influência do novo coronavírus – tanto no Brasil quanto no mundo, os cuidados com os pacientes geriátricos devem ser redobrados. “Avaliar a preferência do idoso pelo horário de atendimento, evitando situações de estresse, interagindo com o paciente e com os familiares são medidas imprescindíveis para oferecer um atendimento mais amplo”, orienta a Dra. Enia Salles Rocha, que realiza atendimentos a domicílio e destaca a importância dessa modalidade tão humana na Odontologia para pessoas acamadas ou cronicamente adoentadas:

“Ser tratado em seu próprio ambiente, sem precisar de alguém para levá-lo ao dentista, diminui o medo do desconhecido nos pacientes geriátricos”.

O CRO-MG agradece a todos os odontogeriatras mineiros pelo trabalho tão essencial para os membros da terceira idade. Outubro, mês da Odontologia.