fbpx

10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos

10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos

(31) 2104-3000 0800-015-4000

11 de dezembro

Neste dia 10/12, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, criada em assembleia pela Organização das Nações Unidas, ONU, em 1948, completa 75 anos de existência! O CRO-MG, na data do Dia Internacional dos Direitos Humanos, ressalta: a Odontologia lida com seres humanos, que merecem e têm o direito de ter acesso à saúde bucal de qualidade.

Segundo o Senado Brasileiro, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é, nos dias de hoje, o documento mais traduzido no mundo, tendo alcançado 500 idiomas e dialetos. Seus 30 artigos inspiraram outros documentos, leis e constituições que possuem o compromisso em promover melhor qualidade de vida e liberdade para todos.

O Dr. Raphael Castro Mota, Presidente do CRO-MG, enfatiza: “A saúde é um direito inegociável. Durante a minha vasta trajetória como cirurgião-dentista, presenciei como a saúde bucal é um direito essencial sobretudo para aquele paciente que mora na zona rural, aquele paciente que mora nos interiores de Minas e não tem condições de viajar para outras cidades; o cirurgião-dentista trabalha com seres humanos e lutar pelos direitos dos nossos pacientes é um dever”.

O poema consagrado “Os Estatutos do Homem”, de Thiago de Mello, traz um trecho que nos lembra da importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

“Por decreto irrevogável fica estabelecido
o reinado permanente da justiça e da claridade,
e a alegria será uma bandeira generosa
para sempre desfraldada na alma do povo”.