fbpx

18 de março, Dia Mundial do Sono

18 de março, Dia Mundial do Sono

(31) 2104-3000 0800-015-4000

18 de março

Você sabia que passamos até um terço de nossas vidas dormindo?

Estudos epidemiológicos mostram que cerca de 35% das pessoas sentem que não dormem o suficiente, afetando sua saúde física e mental. Por exemplo, a apneia do sono, que é a interrupção persistente da função respiratória durante o sono, é um distúrbio generalizado e comum que afeta 1 em cada 3 pessoas, segundo um estudo nacional.

O Dia Mundial do Sono foi criado para ser um evento de conscientização que visa celebrar a importância do sono saudável. O tema e slogan desse ano é Sono de qualidade, mente sã, mundo feliz.

De acordo com a Presidente da Comissão Técnica da Odontologia do Sono do CRO-MG, Dra. Maria de Lourdes Rabelo, é importante saber que a maioria dos problemas de sono pode ser gerenciada mudando comportamentos em torno do sono, terapia médica ou terapia cognitivo-comportamental.

Lembrando sempre que os pacientes que sofrem de queixas de sono, ou que sofrem de sonolência diurna excessiva, devem consultar um médico e, se necessário, obter uma consulta em um centro de sono.

“O sono é uma necessidade humana básica, assim como comer e beber, e é fundamental para nossa saúde e bem-estar geral. A falta de sono está relacionada a muitas condições psicológicas, como depressão, ansiedade e psicose. Um bom sono garante saúde e qualidade de vida”, destaca a Dra. Maria de Lourdes Rabelo.