23 de janeiro: Dia Internacional da Medicina Integrativa

23 de janeiro

Neste dia 23 de janeiro, Dia Internacional da Medicina Integrativa, o CRO-MG parabeniza os cirurgiões-dentistas que fazem das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, uma vertente odontológica que tem a humanização do atendimento como prioridade. A medicina integrativa reúne profissionais de diversas áreas e formações, o que é essencial para cuidar do paciente que deseja obter resultados múltiplos.

As mais recentes evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Segundo a Dra. Terezita Fernandes, da Câmara Técnica de PICS do CRO-MG, a área está em ascensão. “Estamos diante de um momento ímpar, onde vemos a união da medicina tradicional com a integrativa, da ciência moderna com a sabedoria milenar para proporcionar cuidados odontológicos mais abrangentes. Há um crescente número de profissionais capacitados e habilitados”, explica.

De acordo com a Dra. Thaís Onofri, também da Câmara Técnica de PICS do CRO-MG, é importante ressaltar que, atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece de forma integral e gratuita 29 práticas integrativas à população. “Os cirurgiões-dentistas devidamente especializados e/ou habilitados e registrados no Conselho Federal de Odontologia – que reconhece a atuação dos profissionais nas áreas de Acupuntura, Antroposofia, Fitoterapia, Homeopatia, Laserterapia, Ozonioterapia e Terapia Floral aplicados à Odontologia – oferecem aos seus pacientes assistência à saúde com um olhar integral, onde o paciente é o agente do seu processo de saúde, além de proporcionar um atendimento mais humanizado e acolhedor”, conta.

As cirurgiãs-dentistas também destacam que celebrar as práticas integrativas e complementares na Odontologia, neste dia, é importante para que todos conheçam mais sobre tratamentos menos invasivos. Além disso, destacam a prevenção de doenças e a educação do paciente, o que incentiva um estilo de vida saudável que impacta positivamente na saúde oral.

Quer saber mais sobre o trabalho da Dra. Thaís Onofri, da Dra. Terezita Fernandes e de outros profissionais incríveis da área e como você pode aplicar esses conhecimentos diretamente na sua clínica ou no seu consultório?

O Integrodonto – Encontro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde é um evento online e gratuito da Câmara Técnica de PICS do CRO-MG!

Anote na sua agenda: dias 23 e 24 de fevereiro.

Inscrições em breve!