fbpx

23 de março – Dia Mundial do Acupunturista

23 de março – Dia Mundial do Acupunturista

(31) 2104-3000 0800-015-4000

23 de março

CRO-MG parabeniza os cirurgiões-dentistas especialistas em acupuntura e destaca a importância da técnica no cenário terapêutico da odontologia 

A acupuntura é uma antiga prática da medicina tradicional chinesa que tem sido cada vez mais integrada às abordagens terapêuticas modernas, tornando-se desde 2015 uma especialidade odontológica. 

Segundo a cirurgiã-dentista especialista em acupuntura e membro da Câmara técnica Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) do CRO-MG, Dra. Gabriela Gonçalves, a acupuntura na odontologia  é frequentemente utilizada como um complemento aos tratamentos convencionais, ajudando a reduzir a dor, a ansiedade e até mesmo a acelerar o processo de cicatrização após procedimentos dentários. Pacientes que sofrem de odontalgia, dor temporomandibular (DTM), dor aguda e crônica ou desconforto associado a tratamentos odontológicos frequentemente encontram alívio por meio da acupuntura, sendo comprovado cientificamente a sua eficácia.

“Os profissionais de odontologia que incorporam a acupuntura em suas práticas geralmente recebem treinamento específico para identificar esses pontos e aplicar as técnicas de forma segura e eficaz. A acupuntura na odontologia não substitui os tratamentos convencionais, mas sim complementa-os. Ela oferece uma opção natural e de baixo risco para o gerenciamento da dor e outros sintomas, muitas vezes sem os efeitos colaterais associados aos medicamentos tradicionais”, diz a Dra. Gabriela Gonçalves.  

No entanto, como em qualquer abordagem terapêutica, é fundamental que os pacientes consultem um profissional de saúde qualificado antes de iniciar qualquer tratamento de acupuntura.

Com sua longa história de eficácia e segurança, a acupuntura continua a desempenhar um papel importante no cenário terapêutico dos profissionais de odontologia em todo o mundo.