fbpx

24 de março – Dia Mundial de Combate à Tuberculose

24 de março – Dia Mundial de Combate à Tuberculose

(31) 2104-3000 0800-015-4000

24 de março

CRO-MG reforça os cuidados odontológicos no atendimento a pacientes contaminados pela doença

A tuberculose é uma doença infecciosa bacteriana e a forma pulmonar é a mais comum e responsável pela manutenção da transmissão, embora a doença também possa acometer outras partes do corpo. A sua transmissão se dá quando uma pessoa, elimina o bacilo por via aérea, infectando assim outros indivíduos. Os principais sintomas da tuberculose são: tosse seca ou produtiva; febre, geralmente no final do dia; suor noturno; emagrecimento; falta de apetite; cansaço e dor no peito.

No Brasil, de 2012 a 2022, o número de casos de tuberculose ficou acima de 60 mil por ano. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, no ano de 2022, foram registrados 4.773 casos no estado.

Segundo o cirurgião-dentista especialista em estomatologia, Dr. Leonardo Reis, os principais sinais e sintomas da tuberculose na boca se dão nas superfícies das mucosas. As lesões orais se apresentam na maioria das vezes como úlceras dolorosas, embora possam também se dar em forma de nódulos, fissuras, placas ou vesículas. Embora muito mais rara, a tuberculose também pode envolver o osso da maxila ou da mandíbula. As lesões devem ser avaliadas por um Estomatologista que deve, se necessário, realizar biópsia e envio do material para o Patologista Oral.

O Estomatologista reforça também algumas precauções para os cirurgiões-dentistas quanto ao atendimento de pessoas contaminadas pela doença, isso porque a enfermidade é transmissível e precauções padrões, como o uso de luvas e máscaras, podem não ser o suficiente para impedir a sua proliferação. Aí está a importância de o profissional realizar uma anamnese detalhada no paciente antes de seu atendimento, conhecendo a fundo seu estado de saúde.

“O atendimento odontológico em pacientes com tuberculose em fase de transmissão da doença é indicado apenas em casos emergenciais, evitando ao máximo expor o paciente a procedimentos que contém aerossóis. Importante também ressaltar que, mesmo quando a tuberculose não se manifesta em sua forma oral, é necessário que o paciente receba um atendimento especial do dentista. Por isso, o profissional deve ter conhecimentos sobre a doença e os cuidados que ela requer”, reforça Dr. Leonardo Reis.

A tuberculose é uma doença que tem cura em praticamente todos os casos, desde que o paciente tome a medicação de forma regular (todos os dias) e em doses adequadas. O tratamento dura, no mínimo, seis meses e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Após 15 dias de tratamento regular, a maioria dos pacientes não transmitem mais a doença.