26 de junho: Dia Nacional do Diabetes

26 de junho

Neste 26 de junho, Dia Nacional do Diabetes, o CRO-MG tem uma recomendação muito importante aos pacientes diabéticos: o acompanhamento regular com o cirurgião-dentista é essencial para evitar a gengivite, a periodontite e até a perda dental, quadros de saúde bucal que, infelizmente, ocorrem com maior incidência em quem possui o diabetes devido a capacidade comprometida do corpo de combater as bactérias presentes na boca, o que favorece o desenvolvimento dessas condições.

A higiene bucal adequada, com a escovação correta e o uso do fio dental, é necessária para todos, sendo imprescindível para as pessoas com diabetes. Vale lembrar também que o diabetes reduz a circulação sanguínea nas extremidades do corpo, sendo a gengivite constante um dos primeiros sinais da comorbidade no tipo 2, cujo desenvolvimento está diretamente relacionado a hábitos alimentares inadequados e, atualmente, está em crescimento exponencial na população mundial. Segundo a Federação Internacional de Diabetes, houve um crescimento de 16% da prevalência da doença entre 2016 e 2021, com os jovens e as crianças dentre uma nova faixa etária de risco.

Por isso, é fundamental manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e evitar o consumo excessivo de açúcar, o que pode agravar os sintomas e prejudicar o controle ideal da doença. O CRO-MG reforça o compromisso em alertar para a importância da prevenção e do controle do diabetes, assim como o apoio às políticas públicas de saúde que levam mais acesso ao tratamento da comorbidade em Minas Gerais!