Redes Sociais:
26 de junho
Você sabia que o Brasil é o 5º país no mundo em incidência de diabetes? São 16,8 milhões de adultos convivendo com a doença e as estimativas indicam que esse número pode chegar a 21,5 milhões em 2030. No Dia Nacional do Diabetes, o Conselho Regional de Odontologia (CRO-MG), ressalta a importância do cuidado com a saúde bucal para os pacientes diabéticos, que se tornou um problema de saúde pública mundial.
O Diabetes é uma síndrome metabólica que pode afetar diretamente a saúde da sua boca. Os altos níveis de açúcar no sangue são um ambiente propício para fungos e bactérias, aumentando o risco de infecções na boca e gengiva. Os principais sintomas são a polidipsia (sede excessiva), poliúria (aumento do volume urinário), polifagia (fome excessiva) e perda de peso.
A doença, quando não controlada, pode gerar uma série de complicações, como a retinopatia diabética, caracterizada por lesões na retina que podem levar à perda de visão; nefropatia diabética, que causa problemas nos rins que podem progredir até a falência renal; neuropatia diabética que pode levar a danos nos nervos que causam dor e dormência; pé diabético que são feridas que, se não tratadas, podem levar à amputação e infecções frequentes, uma vez que um sistema imunológico enfraquecido pela hiperglicemia aumenta o risco de infecções.
Com relação à saúde bucal, consultar regularmente o cirurgião-dentista ajuda a prevenir gengivite, periodontite e até a perda dental. Essas condições de saúde bucal são mais comuns em pessoas com diabetes, pois a doença compromete a capacidade do corpo de combater as bactérias nocivas na boca, facilitando o surgimento desses problemas.
Confira os principais cuidados para pacientes diabéticos:
1. Manter a glicemia controlada: seguir corretamente as orientações médicas e fazer exames regulares.
2. Fazer uma higiene bucal rigorosa: escovar os dentes após as refeições e usar fio dental diariamente.
3. Visitas regulares ao dentista: fazer check-ups frequentes para prevenir e tratar problemas bucais.
4. Alimentação saudável: evitar alimentos ricos em açúcar e seguir uma dieta equilibrada.
5. Atividade física: praticar exercícios regularmente para ajudar no controle da glicemia.
A prevenção é o melhor caminho! Evitar a doença, no caso do diabetes tipo 2 e manter o controle quando já instalada, é fundamental para manter a qualidade de vida e evitar complicações. Por isso, siga rigorosamente as orientações médicas e do cirurgião-dentista, use a medicação corretamente, mantenha o controle da pressão e alimentação e evite o tabagismo.
A conscientização e o cuidado são fundamentais para viver bem com diabetes. Previna-se e cuide da sua saúde!
#DiaNacionalDoDiabetes #Diabetes #SaudeBucal #Prevenção #ConselhoRegionalDeOdontologia