Carmo do Paranaíba: CRO-MG se reúne com profissionais da Odontologia e esclarece assuntos de interesse à classe

1 de março

No dia 29 de fevereiro, o Presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota, esteve reunido na Câmara Municipal da cidade de Carmo do Paranaíba com a Vereadora e Cirurgiã-Dentista Dra. Laura Melo, a Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Walquiria Aparecida Gontijo, o Representante Municipal do CRO-MG, Dr. Geraldo Braz, além da participação dos profissionais da Odontologia da cidade.

Na ocasião, o Dr. Raphael Castro Mota recebeu as demandas dos profissionais do serviço público e falou sobre a atuação do Conselho frente às questões do piso salarial.

“É muito importante estarmos alinhados com quem de fato está à frente do atendimento odontológico público. O CRO-MG se compromete a auxiliar na articulação com o Executivo e o Legislativo dos municípios da região de Carmo Paranaíba, garantindo mais atenção aos profissionais da saúde coletiva”, disse o Presidente do CRO-MG.

Outra questão abordada na pauta foi o apoio do CRO-MG a iniciativa de adicionar 40% de insalubridade sobre o salário base para a classe odontológica pública. Segundo o Presidente, isso é mais do que uma questão salarial, é uma forma de compensar o desgaste físico e mental causado pela falta de ergonomia na profissão.

Foi esclarecido também durante a reunião a Portaria GM/MS n° 960, que institui o Pagamento por Desempenho da Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde – APS, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que o CRO-MG enviou a todas as prefeituras do estado um documento com as recomendações para o encaminhamento de uma minuta do Projeto de Lei Municipal para instituir a gratificação por produtividade aos profissionais de saúde bucal.