CFO, CROs, ABENO e entidades representativas lançam Nota Pública contra o EAD

(31) 2104-3000 0800-015-4000

28 de abril

Foi realizado, no dia 26 de abril, o Fórum do Conselho Federal de Odontologia contra a modalidade EAD na Odontologia, em Brasília-DF. O CRO-MG esteve presente no importante encontro através de seu Secretário Executivo, Dr. Gustavo Temponi, e do Subdelegado de Patos de Minas, Dr. Victor da Mota Martins. Na pauta, o posicionamento do CFO, CROs, Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) e entidades representativas dos cirurgiões-dentistas do Brasil contra o Ensino à Distância na Odontologia. No fórum, também foi lançada uma Nota Pública pelas entidades participantes sobre o tema, com a presença da Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Brasil, Dra. Doralice Severo.

O Dr. Gustavo Temponi ressalta os desafios que o EaD representa ao aprendizado dos alunos no curso de Odontologia. “A falta de interação presencial com professores, coordenadores, colegas, equipamentos e principalmente com pacientes, a necessidade de uma disciplina pessoal contínua e a redução de aulas práticas para a adequação do cronograma à distância são apenas alguns dos desafios que o EaD traz aos acadêmicos de Odontologia. O avanço da modalidade EaD sem o respaldo completo e responsável das instituições compromete o futuro dos nossos profissionais e da saúde da população. Portanto, se estão juntos neste fórum todo o Sistema Conselhos, entidades representativas das especialidades e das universidades, a quem interessa o EaD na Odontologia? Existe interesse financeiro envolvido, sobretudo de multinacionais da educação listadas na bolsa de valores, que buscam o crescimento indiscriminado do número de alunos, sucateando o ensino”, comentou.

Sobre a Nota Pública, o Dr. Gustavo Temponi enfatiza também a luta do CRO-MG pelo futuro da classe e pelo ensino de qualidade na Odontologia. “O CRO-MG concorda totalmente com o CFO, todos os CROs, a ABENO e as demais entidades nesta causa. O Conselho preza pelo ensino de qualidade na Odontologia e tem trabalhado incansavelmente para conter a abertura indiscriminada de novos cursos em Minas por instituições não reconhecidas pelo MEC”, afirma o Secretário Executivo do CRO-MG.

Confira a Nota Pública na íntegra no site: cro.mg/notaead