Comissão de Saúde da ALMG homenageia 60 Anos do CFO e Conselhos Regionais em audiência pública pelo compromisso com a saúde bucal no estado

11 de abril

Nesta quinta-feira (11/4), o CRO-MG foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em audiência pública realizada pela Comissão de Saúde, onde foi abordada a importância da odontologia para a qualidade de vida da população e seu compromisso com a saúde do Estado, em comemoração aos 60 anos de criação do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e dos Conselhos Regionais.

A Audiência Pública aconteceu no Auditório José Alencar da ALMG, requerida pelos deputados estaduais João Júnior (PMN) e João Vítor Xavier (Cidadania). Entre os convidados, marcaram  presença a diretoria do CRO-MG, representada pelo Presidente do Conselho, Dr. Raphael Castro Mota, pela Diretora-Secretária Dra. Marina Mendes Moreira e pelo Diretor-Tesoureiro, Dr. Ricardo Alves Corrêa.

Na ocasião, foi criada a Frente Parlamentar em Defesa da Odontologia de Minas Gerais, com o objetivo de atuar na defesa, promoção e garantia da saúde odontológica da população de Minas Gerais, por meio da valorização dos profissionais de odontologia e no incentivo às ações de conscientização e cuidado da saúde bucal com proposições e formulação de ações, projetos, programas e políticas públicas.

Durante o debate, os deputados estaduais João Júnior e João Leite, relembraram a história e as atribuições do sistema Conselhos, que tem a missão de zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Destacaram também sobre o investimento em pesquisas, a valorização do profissional para que possa apresentar um trabalho de qualidade, a  ampliação ao acesso à saúde bucal para o máximo de pessoas e sobre a criação da  frente parlamentar para que sejam cumpridas as novas e que sejam criadas outras leis que visem ampliar o acesso da odontologia em todo o estado.

Os profissionais da Odontologia tiveram oportunidade de argumentar e apresentar sugestões de melhorias para que um atendimento de qualidade seja ofertado para a população.

De acordo com o Presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota, o Brasil atualmente se destaca como um dos países com o maior número de profissionais de Odontologia e com uma qualidade reconhecida mundialmente. No entanto, ainda enfrenta desafios significativos, especialmente no que diz respeito à falta de assistência à saúde bucal em algumas regiões do estado de Minas Gerais.

“Ressalto a importância do sistema Conselhos de Odontologia para a garantia da qualidade e excelência na prestação de serviços odontológicos em nosso estado e em todo o país.

A iniciativa do deputado estadual João Júnior, ao criar a Frente Parlamentar da Classe Odontológica, demonstra um reconhecimento fundamental da importância da saúde bucal para a população e a necessidade de fortalecermos as políticas públicas nessa área.

Diante disso, é fundamental que trabalhemos em conjunto com o poder público e a sociedade civil para promover a criação de novos centros de odontologia em todo o estado, com foco especial no atendimento às crianças, idosos e mulheres grávidas,” disse o Presidente do CRO-MG.

Por fim, a mensagem final da Comissão de Saúde da ALMG aos profissionais presentes  e acadêmicos de Odontologia prioriza a valorização da classe para que a população seja cuidada de forma digna e humana e para que haja, efetivamente, o cuidado com a saúde local da população mineira.

Também estiveram presentes na audiência representantes de entidades como: Associação Brasileira de Odontologia de Minas Gerais (ABO-MG), Sindicato dos Profissionais de Odontologia, Conselho Estadual de Saúde, Conselhos Regionais de Nutrição, Economia, Psicologia, Administração e Farmácia, Movimento dos Conselhos e Ordens Profissionais de Minas Gerais, além da Câmara Municipal de Lavras, Santa Casa de Belo Horizonte, Professores e acadêmicos das Faculdades Promove, Arnaldo Jansen e UNA.