Redes Sociais:
11 de julho
Um grande destaque da manhã do segundo dia da 59ª Reunião da ABENO foi a Reunião dos Coordenadores de Saúde Bucal de Minas Gerais, que contou com a participação dos conselheiros suplentes do CRO-MG, Dra. Jacqueline Silva Santos e Dr. Heron Ataíde Martins.
Aberta pela representante da ABENO, Profa. Dra. Ana Carolina Oliveira Peres, a reunião teve entre os seus principais assuntos as residências uniprofissionais e multiprofissionais.
Em sua apresentação de abertura, a também coordenadora Estadual de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Dra. Jacqueline Silva Santos, destacou o quão robusta é a rede de atenção à saúde em Minas Gerais e que “a residência qualifica os processos de trabalho, a produção do cuidado em saúde bucal, mas para que essa residência possa acontecer, é de fundamental importância que esse profissional, na sua formação, tenha passado pelos estágios dos serviços, e o SUS é esse campo de trabalho.
O Dr. Heron Ataíde Martins, que é presidente da Câmara Técnica de Saúde Coletiva do CRO-MG, ressaltou que “essa modalidade de formação tem se mostrado importante para o desenvolvimento de habilidades e competências colaborativas dos profissionais de saúde, sendo assim, considero essencial para a qualificação do SUS”.
A Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Profa. Dra. Doralice Severo da Cruz, falou sobre as possibilidades de institucionalização da residência multiprofissional na Rede de Atenção à Saúde Bucal, considerando as residências em saúde como política pública.
O coordenador de Saúde Bucal de Montes Claros, Dr. Guilherme Gonçalves, também compartilhou a sua experiência com o público presente e as centenas de participantes que acompanharam a transmissão online da reunião.
A 59ª Reunião da ABENO é um espaço muito produtivo de aprimoramento do ensino odontológico em todo o Brasil e vai até esta sexta-feira (12), no Centro de Convenções da Escola de Engenharia da UFMG, com patrocínio Diamante do CRO-MG.