CRO-MG apoia Caravana da Saúde em São João das Missões

31 de março

Nos dias 19 e 20 de março, foi realizada a segunda edição da Caravana da Saúde tendo como destino São João das Missões. De acordo com o IBGE, é o município de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Minas e o terceiro mais pobre do Brasil. Junto da população urbana de 3 mil habitantes, somam-se os 10 mil habitantes das reservas indígenas locais, com 35 aldeias.

A Caravana é realizada através da ONG Amigos de Minas, que atua há 20 anos no Norte de Minas, tendo parceria com a prefeitura de São João das Missões, o Sindicato de Medicina (Sinmed), I-Social, Associação de Acadêmicos de Medicina e o apoio do CRO-MG.

“Como profissionais da saúde, não medimos esforços para apoiar e contribuir com ações como essa, que levam às populações carentes e indígenas um atendimento e tratamento adequados, contribuindo com o desenvolvimento local e visando uma melhor qualidade de vida à essa população tão carente”, destaca o Presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota.

A programação contou com atendimento médico e odontológico em 4 unidades de saúde e com 8 equipes domiciliares que atenderam mais de 40 comunidades nas áreas rural e urbana do município de São João das Missões com profissionais de diversas especialidades da saúde.

Segundo a Diretora da ONG Amigos de Minas, Nani Valverde, foram realizados na ação deste ano mais de 800 atendimentos. Nani Valverde destacou o apoio do CRO-MG desde a primeira edição, além da doação de kits de higiene bucal distribuídos à população e a presença do Presidente Dr. Raphael Castro Mota e sua equipe, marcando a atuação do Conselho dentro dessa importante iniciativa. A ação contou também com a presença do secretário de saúde de São João das Missões, Jonesvan Pereira Oliveira.

“Com certeza alcançamos os nossos objetivos, ressaltando que a cada Caravana novos desafios são traçados, o que nos motiva a dar continuidade a esse projeto com intuito de acolher e cuidar dessa população menos favorecida”, afirma a Diretora da ONG.