fbpx

CRO-MG destaca a Odontologia inclusiva e conscientiza sobre a importância da saúde bucal na Síndrome de Down

CRO-MG destaca a Odontologia inclusiva e conscientiza sobre a importância da saúde bucal na Síndrome de Down

(31) 2104-3000 0800-015-4000

21 de março

O Dia Internacional da Síndrome de Down é um momento importante para conscientizar a sociedade sobre a inclusão e os desafios enfrentados por indivíduos com essa condição genética. A Odontologia desempenha um papel fundamental na vida das pessoas com Síndrome de Down, contribuindo para a saúde bucal e bem-estar geral dos pacientes.

A Síndrome de Down é uma condição genética que afeta cerca de 300 mil pessoas no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses pacientes podem enfrentar desafios específicos quando se trata de atendimento odontológico, especialmente se tiverem dificuldades comportamentais ou sensoriais.

Os cirurgiões-dentistas devem estar cientes dessas questões e preparados para enfrentá-las ao atender esses pacientes. Construir um vínculo de confiança  é fundamental para garantir uma experiência positiva no atendimento para pessoas com Síndrome de Down na odontologia. 

Criar um ambiente acolhedor e sensorialmente amigável pode ajudar também a reduzir a ansiedade para os pacientes. Neste sentido, os cirurgiões-dentistas devem considerar a redução de ruídos, fornecer distrações calmantes e usar pistas visuais para orientá-los durante o tratamento.

O CRO-MG salienta que as pessoas com Síndrome de Down muitas vezes enfrentam desafios específicos relacionados à saúde bucal, como atrasos no desenvolvimento dentário, problemas na erupção dos dentes e maior propensão a doenças gengivais. Portanto, a Odontologia desempenha um papel vital na prevenção, diagnóstico e tratamento.

No Dia Internacional da Síndrome de Down é essencial destacar também a importância da Odontologia inclusiva e sensível às necessidades específicas desses indivíduos. Ao promover a conscientização e fornecer recursos adequados, podemos garantir que todos tenham acesso a cuidados odontológicos de qualidade, contribuindo para uma vida saudável e feliz.

Acesse o nosso instagram e saiba mais sobre os cuidados com a saúde bucal das pessoas com Síndrome de Down e não esqueça de acessar a cartilha de como acolher bem às diversidades em ambiente odontológico: cro.mg/cartilhasd