CRO-MG é tema de dissertação de mestrado na UFVJM

18 de março

O CRO-MG foi o tema de uma dissertação de mestrado! As autoras do estudo acadêmico são a Administrativo da Delegacia Regional de Diamantina, Rosilânia Aparecida Leite Silva, e a atual Professora na Faculdade de Odontologia da UFMG, Andreia Maria Araújo Drummond. O funcionamento do Conselho como uma Autarquia, os dados dos últimos editais de concurso e/ou seleção de fiscais de todos os CROs do Brasil, a história e importância do CRO-MG e os dados da atuação da equipe de fiscalização por todo o estado de Minas Gerais nos últimos anos (inclusive durante a pandemia) foram abordados.

“Foi uma experiência incrível [participar do mestrado], pois além do mestrado contribuir para o meu desenvolvimento de novas práticas e métodos que facilitem e aperfeiçoem o meu trabalho no CRO-MG, a formação também possibilitou a troca de experiências com profissionais de outras áreas, bem como a possibilidade de introduzir a Autarquia no mundo acadêmico, interferindo de maneira efetiva, crítica, responsável e solidária na sociedade”, conta Rosilânia Leite.

Através da dissertação, as autoras abordaram também sobre o papel educativo do Conselho, sendo esta uma característica muito importante para o estímulo de futuros profissionais da Odontologia mais interessados nas atividades da autarquia e no mundo acadêmico, inclusive sobre a necessidade de produção de novos estudos sobre a temática.

“O mestrado profissional, como o do Sasa-UFVJM, do qual fui colaboradora, tem um papel importante, não só na qualificação profissional, como na reflexão e conexão do conhecimento técnico-científico produzido na universidade à atuação do estudante. Neste caso específico do nosso trabalho, proporcionou o fortalecimento entre a academia e a autarquia discutindo-se possibilidades de melhorias a partir de dados cientificamente analisados”, enfatiza também Andreia Drummond.

O Presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota, destacou o estímulo do Conselho para que os funcionários estejam cada vez mais qualificados para atender aos inscritos e como a educação é tratada com seriedade pela gestão atual.

“O CRO-MG aprovou um auxílio para que os nossos colaboradores possam realizar um curso de pós-graduação dentro de sua área e se aperfeiçoar ainda mais nas funções que desempenham no dia-a-dia. A educação é capaz de alavancar a sociedade e a nossa gestão atual está comprometida em trabalhar junto das universidades e faculdades para que o contato entre o aluno de Odontologia e o Conselho comece ainda na graduação. Ter o CRO-MG como tema de uma dissertação de mestrado é uma gratificação, nos mostra como evoluir diariamente e reforça ainda mais essa necessidade de estarmos lado a lado dos alunos e do mundo acadêmico”, apontou o Presidente.