CRO-MG marca presença na Sessão Solene pelos 60 anos do CFO e na criação da Frente Parlamentar da Odontologia na Câmara dos Deputados

11 de abril

No dia 9 de abril de 2024, o Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, recebeu uma Sessão Solene em homenagem aos 60 anos de criação do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e também dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs). No dia 10 de abril, as ações continuaram com o lançamento da Frente Parlamentar da Odontologia na Câmara dos Deputados. O presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota, a Diretora-Secretária, Dra. Marina Mendes Moreira, e o Diretor-Tesoureiro, Ricardo Corrêa, representaram Minas Gerais nas comemorações deste marco tão significativo.

O CFO e os CROs foram criados oficialmente no dia 14 de abril de 1964, com a aprovação da Lei nº4.324, proporcionando um importante divisor de águas para a regulamentação e a proteção da Odontologia e da profissão de Cirurgião-Dentista no Brasil. A principal finalidade dos Conselhos é a supervisão ética e odontológica em todo o território nacional, zelando pelo bom conceito da profissão e dos profissionais que a exercem.

Os 60 anos devem ser celebrados, mas a luta pela classe odontológica é uma constante para os Conselhos, por isso, em uma situação tão oportuna, os representantes do CRO-MG foram porta-vozes da campanha #ValorizaOdonto, que busca a valorização da Odontologia e de seus profissionais, bem como o respeito e a atualização do piso salarial no Brasil. “É impossível que um cirurgião-dentista ganhe um salário mínimo para trabalhar em um posto de saúde. É preciso trabalhar com um plano de carreira para todos os profissionais do SUS”, reforçou o presidente. “Quando o profissional trabalha satisfeito e ganhando bem, é a população que ganha com isso, porque com certeza ela é mais bem atendida”, ressaltou a Diretora-Secretária.

“Todos os conselhos lutam pelo piso salarial e ele deve ser aplicado não só para os Cirurgiões-dentistas, mas também, aos técnicos. Vamos continuar lutando e trabalhando pela Odontologia, eu me sinto honrado em pertencer à maior e melhor Odontologia do mundo”, declarou Outair Bastazini Filho, Presidente do CRO-RJ e representante dos CROs na composição da mesa.

Sessão Solene
A homenagem foi marcada pela exaltação do compromisso dos Conselhos Federal e Regionais com a excelência na Odontologia e o bem-estar da população, promovendo diariamente a saúde bucal e garantindo qualidade nos serviços odontológicos prestados.

O Presidente do CFO, Juliano do Vale, destacou a luta dos Conselhos pela Odontologia nas últimas seis décadas. “São 60 anos de história, representatividade e união. Quero agradecer a presença de todas as entidades de classe, todos os conselheiros federais e regionais, toda a categoria e população, por lutar e trabalhar junto com o Sistema Conselhos em prol da maior e melhor Odontologia do mundo. Quero ressaltar ainda, o apoio pela luta do piso salarial, que é nosso e que a nossa lei precisa ser cumprida”, declarou.

A Sessão Solene, que foi uma propositura dos Deputados Carlos Henrique Gaguim e Otoni de Paula, ainda contou com a participação da Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo, de representantes dos Conselhos Regionais de Odontologia de todos os estados do país, do Presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), Ailton Coelho de Ataíde Filho e do Presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Paulo Murilo.

Para assistir à Sessão Solene em homenagem aos 60 anos do CFO e dos CROs, clique aqui.

No dia 11 de abril, às 10h, uma Audiência Pública em celebração a este importante marco será realizada no Auditório José de Alencar, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Contamos com a sua presença!