CRO-MG participa da 37ª JOUFU e da inauguração do primeiro INCT do Brasil

21 de novembro

A Jornada Odontológica da Universidade Federal de Uberlândia (JOUFU) é um evento tradicional do curso de Odontologia da UFU e chegou a sua 37ª edição, com o apoio do CRO-MG.

Entre os dias 06 ao dia 08 de novembro, houve uma mostra de trabalhos com apresentação oral. Já nos dias 09 a 11 de novembro, aconteceu um Ciclo de Palestras.

O evento reuniu estudantes de graduação em Odontologia e estudantes dos cursos de Técnico em Prótese Dentária (TPD), Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e Técnico em Saúde Bucal (TSB), bem como estudantes de pós-graduação e cirurgiões-dentistas e técnicos de áreas afins à Odontologia.

No dia 09/11, estiveram presentes para a abertura do Ciclo de Palestras da 37ª JOUFU, o Presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota, o Diretor-Tesoureiro, Dr. Ricardo Corrêa, e a Delegada Regional do CRO-MG em Uberlândia, a Dra. Karla Zancopé. Na oportunidade, o Presidente do CRO-MG fez a entrega da bandeira da Odontologia à Universidade Federal de Uberlândia.

Segundo a coordenação, a marca da 37ª JOUFU uniu todos os valores da área odontológica para esta edição: o objetivo de internacionalização do conhecimento por meio da divulgação; a evolução e o crescimento da tríade ensino, pesquisa e extensão; e o crescimento da ciência e da pesquisa.

Um grande momento nesta edição da Jornada Odontológica da Universidade Federal de Uberlândia foi a inauguração do primeiro Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Saúde Oral e Odontologia do Brasil. O INCT compreende uma rede de 21 instituições superiores de ensino e 48 pesquisadores trabalhando no desenvolvimento de melhorias para a saúde oral da população e do SUS, bem como a inovação tecnológica.

“Essa 37ª edição da JOUFU mostrou bem os avanços da Odontologia, através de profissionais que destacaram temas de relevância ao desenvolvimento da área, como: Fluxo Digital na Odontologia, Odontologia e SUS, tendências educacionais na Odontologia, dentre outras, além da inauguração do INCT, que veio para ampliar o conhecimento e alavancar a melhora do cuidado em saúde bucal com foco em melhorias para o SUS e o avanço da ciência”, reforçou o Dr. Raphael Castro Mota.