CRO-MG participa de audiência pública na ALMG contra o EaD na área da saúde

21 de novembro

No dia 14/11, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou uma Audiência Pública Conjunta com as Comissões do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social, de Educação e Ciência e Tecnologia para debater a modalidade de ensino à distância (EaD) nos cursos de graduação em saúde e as consequências desse tipo de modalidade na formação profissional e os impactos no ensino superior.

Para a reunião, foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Educação e do Ministério da Educação, do Conselho Estadual de Educação, e de diversos Conselhos Profissionais. Os representantes de Conselhos da área da saúde foram unânimes ao se posicionarem contra a oferta de cursos de graduação EaD no setor por considerarem que a formação dos profissionais envolve a aprendizagem de habilidades com o uso de estratégias de ensino integradas entre teoria e prática.

O CRO-MG foi representado por sua Vice-Presidente, Dra. Marina Mendes Moreira, que se manifestou também na audiência afirmando que o CRO-MG é totalmente contra a possibilidade de oferta de cursos na área da saúde em modo EaD e a abertura indiscriminada de novos cursos de Odontologia.

Os deputados presentes consideraram graves as informações apresentadas pelos representantes dos Conselhos Profissionais e disseram que os dados mostram que o cenário é alarmante e que medidas serão tomadas para que o EaD não se propague na saúde.

Recentemente, a atual gestão do CRO-MG desenvolveu um site com os Indicadores da Odontologia, uma ferramenta que congrega dados estatísticos da Odontologia em Minas Gerais e em todo o Brasil através de mapas gráficos e tabelas, informado decisões fundamentais relacionadas à formação acadêmica, localidade de atuação e pesquisa, posicionando-se como um recurso crucial para o avanço da Odontologia no país.

Acesse: cromg.org.br/indicadores