CRO-MG participa de reunião com coordenadores estaduais de saúde bucal

22 de dezembro

Realizado nos últimos dias 13 e 14/12, o evento “Balanço de Gestão da Política Nacional de Saúde Bucal” foi organizado pelo Departamento de Saúde da Família do Ministério da Saúde e teve a participação do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Representando o CRO-MG, estiveram presentes os Conselheiros Dr. Heron Martins e Dra. Jacqueline Silva Santos.

Com o objetivo de trazer os resultados relacionados às políticas públicas em saúde bucal implantadas durante os últimos quatro anos de governo, o evento apresentou quatro temáticas. Entre elas, a premiação das 7 experiências inovadoras e uma delas, no eixo da Odontologia Hospitalar, o estado de Minas Gerais foi premiado com a experiência “Assistência aos pacientes com lesões bucais decorrentes do tratamento oncológico no serviço de Oncologia do Hospital da Santa Casa de Alfenas, MG”, cujos membros autores do relato também são integrantes da Câmara Técnica de Patologia Oral e Maxilofacial e Estomatologia do CRO-MG.

De acordo com o Conselheiro e Presidente da Câmara Técnica de Saúde Coletiva do CRO-MG, Dr. Heron Martins, a participação no evento permitiu conhecimento das ações realizadas pela gestão em saúde bucal do Ministério da Saúde e discussão conjunta entre Coordenadores Estaduais de Saúde Bucal, e representantes dos Conselhos Regionais de Odontologia dos estados e Conselho Federal de Odontologia. As estratégias para melhoria e qualificação das ações de saúde pública no Brasil são muito importantes, especialmente neste momento de transição de governo e necessidade de efetivação e defesa coletiva da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente.

“Aproveitamos o encontro para a divulgação do EMAPESPO presencial (em setembro 2023) e da possibilidade da edição de um encontro nacional de saúde pública, com a participação do Ministério da Saúde e Coordenações Estaduais de Saúde Bucal, reforçando o papel e importância de Minas Gerais nas discussões das políticas públicas de saúde bucal”, reforçou o Dr. Heron.