Redes Sociais:
2 de dezembro
Nascida em Teófilo Otoni, a Delegada da Regional do CRO-MG, Dra. Carmelita Toledo Soares, mudou-se para Belo Horizonte com 16 anos para cursar Odontologia na PUC-MG, formando-se em julho de 1981. Logo após retornou à sua cidade natal onde iniciou sua carreira profissional em seu consultório particular.
Em 1987, ingressou na Secretaria Estadual de Saúde através de seleção pública, atuando em uma escola pública no modelo de Odontologia simplificada. Posteriormente, ocupou o cargo de chefe de Divisão na Secretaria Municipal de Saúde, onde coordenou seções como Vigilância Sanitária, Saúde Mental, Saúde Bucal e Assistência à Saúde. Durante esse período, concluiu uma especialização em Supervisão Hospitalar pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais.
A cirurgiã-dentista, Dra. Carmelita também desempenhou funções na Superintendência Regional de Saúde de Minas Gerais, onde foi coordenadora de Vigilância Sanitária e, posteriormente, da Assistência à Saúde. Após esse período, retornou à Secretaria Municipal de Saúde para atuar na zona rural e, mais tarde, na APAE, onde trabalhou por 15 anos até sua aposentadoria do serviço público. Durante sua trajetória, especializou-se em Gestão da Atenção Primária pela UNIMONTES e em Atenção a Pessoas com Deficiência pela UNA/SUS.
Seu amor pela profissão a levou a reativar a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) em Teófilo Otoni, onde atuou como presidente por duas gestões e continuou participando da diretoria em diversas funções.
Atualmente, Dra. Carmelita presta atendimento em seu consultório particular e desempenha um papel fundamental como Delegada Regional de Teófilo Otoni do CRO-MG. Convidada inicialmente pelo Dr. Arnaldo Garrocho, já ocupou o cargo sob diferentes gestões, sempre focada na valorização da profissão, na fiscalização do exercício ilegal da Odontologia e na promoção de programas de educação continuada e ações sociais.
“Nosso compromisso é constante em valorizar a profissão, seja por meio de programas de educação continuada, ações sociais ou através de uma fiscalização rigorosa, garantindo que a ética seja fortalecida e a importância da Odontologia amplamente reconhecida”, destaca Dra. Carmelita Toledo Soares.