fbpx

Dia Internacional de Combate à Homofobia: CRO-MG destaca conscientização e respeito à diversidade como premissas para o melhor exercício da Odontologia  

Dia Internacional de Combate à Homofobia: CRO-MG destaca conscientização e respeito à diversidade como premissas para o melhor exercício da Odontologia  

(31) 2104-3000 0800-015-4000

Redes Sociais:

17 de maio

Hoje o mundo celebra o Dia Internacional de Combate à Homofobia e a Odontologia não pode fugir desta responsabilidade de humanidade e cidadania. 

Foi em 17 de maio de 1990 que a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu o “homossexualismo” da Classificação Internacional de Doenças (CID), o que colaborou para que fosse deixado de lado o sufixo “ismo”, etimologicamente associado a patologias, e passasse a ser adequadamente usado o termo “homossexualidade”. A luta contra a homofobia e a lgbtfobia como um todo, entretanto, é um movimento de longa data em função do preconceito, discriminação e violência que atingem essa parcela da população. 

O preconceito dificulta o acesso das pessoas aos serviços de saúde, inclusive de saúde bucal, e só com informação e abertura poderemos mudar essa realidade para pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer, intersexo, assexuais, não binários e todos os grupos considerados na sigla LGBTQIA+. 

A nós, profissionais da classe odontológica, assim como a todos os cidadãos, cabe o respeito pela diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero, e a procura por informações sobre pronomes de tratamento e melhores formas de acolhimento desses pacientes, assim como dos nossos colegas de trabalho que fazem parte dessa comunidade.

O CRO-MG apoia a luta contra a homofobia e contra todo tipo de preconceito que agrida a condição humana de qualquer cidadão. A Odontologia se dedica à saúde bucal e este deve ser o foco do nosso trabalho, sem nenhum tipo de discriminação a nenhum ser humano, lembrando que homofobia é crime.