fbpx

Dia Mundial da Saúde Bucal

Dia Mundial da Saúde Bucal

(31) 2104-3000 0800-015-4000

20 de março

Uma boca saudável não apenas contribui para  prevenir uma série de problemas como cáries, gengivite, periodontite, mas também é fundamental para a digestão adequada, a fala clara e a autoconfiança. Além disso, diversos estudos têm evidenciado a relação entre a saúde bucal e condições médicas como doenças cardíacas, diabetes e complicações durante a gravidez. 

A conscientização sobre os perigos do tabagismo e do consumo excessivo de álcool também desempenha um papel importante na prevenção de problemas bucais.

De acordo com o Presidente da Câmara Técnica de Saúde Coletiva do CRO-MG, Dr. Heron Ataíde Martins, a promoção da saúde e adoção de bons hábitos em todas as fases da vida é a chave para manter a saúde bucal em dia e evitar complicações futuras. Neste sentido os profissionais da odontologia têm um papel fundamental para além de tratar as doenças bucais, mas também educar sobre a prevenção e incentivar a mudança de hábitos. 

As doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde. Essas doenças causam dor, desconforto, isolamento social, perda de autoconfiança e absenteísmo no trabalho ou na escola. 

O Dia Mundial da Saúde Bucal serve como um lembrete de valorizarmos a importância dos cuidados preventivos, e de como esses cuidados refletem em nossa saúde como um todo.